quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Feliz Natal? Tem certeza???

Uma das primeiras versões da Árvore de Natal, em homenagem a um deus nórtico (Thor)

Estamos acostumados com o Natal. Árvores, luzes, Papai Noel, um certo sentimento de caridade e solidariedade no ar...

Estamos tão acostumados que nem mesmo pensamos o porquê de tudo isso. A TV e a propaganda nos dizem que é época de dar presentes, de comer iguarias (que ficam estupidamente mais caras) e reunir a família. Até pode-se assistir a algum programa televisivo "especial de Natal" e coisa assim.

Outros chegam a nos dizer que se comemora o nascimento de Cristo e surgem os presépios, as missas e cultos, as cantatas... Na verdade, tanto o Natal religioso quanto o comercial caminham lado a lado, unidinhos por um tal de "espírito de Natal".

Como surgiu o Natal?
Ninguém sabe ao certo. Tem-se notícias de que, na Babilônia, havia comemorações pelo nascimento de Ninrode (filho de uma rainha, que ficou grávida depois da morte do rei... Dizia ela que o filho era a reencarnação do pai). Essas comemorações eram regadas a muita comida e bebida. Havia troca de presentes e sacrificios humanos em baixo de uma árvore. Cabeças de crianças sacrificadas eram penduradas como bolinhas na tal árvore.

Isso ocorria no dia a que chamamos hoje de 25 de dezembro. Coincidência?

Em Roma comemorava-se o Nascimento do Deus Sol Invencível (NATALIS SOLIS INVICTI) com bebida, comida, troca de presentes, sacrifícios... Daí surgiu o nome "Natal". Havia guirlandas que eram colocadas nas portas das casas das pessoas. Essas guirlandas atraíam - acreditava-se - os espíritos familiares (a Bíblia os chama de demônios).

Na Europa pré-romana, antigas religiões também sacrificavam embaixo de árvores, reproduzindo costumes pagãos da Ásia e do Oriente. Na verdade, a árvore de "Natal" é anterior a Cristo.

Eram sete dias de festa que começavam em... 25 de dezembro.

E o nascimento de Cristo?
Em dezembro neva em Israel. Não haveria censo, viagens, ovelhas no campo... A paisagem toda narrada nos Evangelhos nos remetem a algo entre junho e julho. Jesus não nasceu em dezembro. QUALQUER PADRE OU PASTOR SABE DISSO! Você pode perguntar!

Por que os cristãos comemoram o Natal?
Tudo srugiu em Roma. Em um projeto que se pretendia aproximar os cristãos do mundo pagão, a Igreja aceitou a comemoração e a adaptou à história de Jesus. Algo muito parecido com o que aconteceu aqui, ao misturarem-se deuses africanos a santos católicos.

Passaram-se séculos e a maior parte dos cristãos ocidentais continua comemorando uma mentira e se associando ao deus deste século (o Mercado), em uma euforia que inclui compras e jantares.

Embora digam que o Natal é cristão, criaram um "benfeitor" imaginário que povoa os sonhos de várias crianças filhas de cristãos. Essas crianças vivem numa fantasia natalina que, no devido tempo, se confude com a realidade de Cristo e acaba anulando-a. É fácil se desviar quando o Cristo e o Papai Noel dividem a mesma "historinha"...

Nessa época, a diferença entre cristãos e não-cristãos fica vazia. Nao se sabe bem quem é quem. As igrejas até enchem (as pessoas querem ouvir algo que combine com as "festas") e o "espírito do Natal" habita onde deveria habitar apenas o Espírito Santo.

Feliz Natal? Que Deus nos perdoe!

sábado, 19 de dezembro de 2009

"O Brasil deve dar dinheiro aos países pobres para reduzir aqecimento"?

"Praia Brasil", retirada do interessantíssimo sítio "Eu amo o Brasil". Vale a pena dar uma passeada por lá.

Essa é a enquete de hoje do O Dia On-line. Quem diria? Há pouco mais de sete anos, o Brasil era um dos maiores devedores do mundo, com uma moeda que não valia nada e com sua capacidade industrial reduzida frente à propalada "globalização".

O legado neoliberal de FHC e aliados tinha feito o seu trabalho e - no dia 15 de janeiro de 2003 - o Brasil assinaria a ALCA com o novo presidente escolhido pelas elites: José Serra.

Mas um "analfabeto" e seu partido de "baderneiros" chegaram ao poder e mudaram a história desse país! Lula e o PT reafirmaram a posição de liderança do Brasil na política e na economia mundial. Ora, como não é possível desenvolver um país em tão pouco tempo, só podemos acreditar que FHC e seus asseclas mantinham, deliberadamente, o país debaixo de um manto de miséria .

Lula tirou o manto e deixou o país crescer. Agora a discussão não é se devemos ou não pagar a "imapagável" dívida externa... Mas se devemos dar dinheiro aos países pobres para combater o aquecimento. Certo, porque nós já emprestamos aos ricos!

O "analfabeto" trabalhou bem. Melhorou a economia. Quem sabe se a "terrorista" não resolve o problema daviolência?

PT neles!