segunda-feira, 28 de junho de 2010

Visão Cidadã na REDE

A coluna "Visão Cidadã" do jornal A REDE ganhou um novo espaço: a Internet. Foi criada a rede Visão Cidadã. Nela você interage e cria o seu prórpio perfil.

Confira, clicando aqui.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Alunos do ensino médio comporão Parlamento Juvenil do Mercosul Estudantes do ensino médio público, com idade entre 14 e 17 anos, podem concorrer a 27

Estudantes do ensino médio público, com idade entre 14 e 17 anos, podem concorrer a 27 vagas para representar o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul. Os escolhidos, que vão representar as cinco regiões do país e a diversidade nacional, farão parte da primeira assembléia de jovens do Mercosul que acontece em Montevidéu, no Uruguai, em outubro. Lá estarão também alunos da Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Venezuela.

A inscrição dos estudantes, de junho a agosto, é coordenada pela secretaria de educação de cada estado e do Distrito Federal. Cabe também à secretaria selecionar três alunos para concorrer à etapa nacional, que acontece de 14 a 16 de setembro, em Brasília. Para mobilizar escolas, professores e alunos, a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC enviou para as secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal orientações, cartazes e fichas de inscrição.

Critérios – Na seleção dos alunos, as secretarias estaduais de educação devem observar uma série de critérios, entre eles, assegurar o equilíbrio da representação de meninos e meninas, ter bom desempenho escolar, liderança e algum tipo de experiência de participação social.

Estarão na etapa nacional cem candidatos, sendo três por unidade da Federação e 19 que representam a diversidade (indígenas, quilombolas, jovens de comunidades populares, da Amazônia e do Semiárido), esses selecionados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A escolha dos 27 representantes do Brasil, sendo 18 titulares e nove suplentes, será conduzida pelo Ministério da Educação com o apoio do Unicef e do Observatório Jovem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A fase nacional será em setembro, em Brasília. Na capital, os concorrentes vão participar de oficinas preparatórias para a reunião em Montevidéu e da seleção final.

Além dos alunos, cada estado deve indicar um professor para acompanhar os estudantes na fase nacional. Do conjunto de professores, nove serão escolhidos para ir a Montevidéu, sendo que cada professor será responsável por três alunos.

O Parlamento Juvenil do Mercosul segue o modelo do Parlamento do Mercosul (Parlasul). Tanto a representação parlamentar como a juvenil tem 126 membros, 18 por país – Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai e Venezuela – calendário de reuniões e agenda de debates coincidentes, presidência rotativa, entre outros pontos.

Parlasul – No âmbito político, o Parlamento do Mercosul foi criado em 2005, mas começou sua atuação em 2007. É integrado por 18 representantes de cada país do bloco e, no caso do Brasil, é composto por deputados e senadores das cinco regiões. O estatuto do Parlasul prevê eleições diretas de seus membros e representação proporcional ao número de eleitores de cada país.

Fonte: Portal MEC

quarta-feira, 16 de junho de 2010

MEC debate Conselhos Escolares

O que deve ser estabelecido por uma lei federal sobre conselhos escolares? Para debater a questão, gestores e profissionais de educação de 173 municípios e todos os estados do país participaram nesta quinta-feira, 10, de audiência pública sobre o fortalecimento dos conselhos escolares, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.
Leia a reportagem completa no Portal MEC.

domingo, 6 de junho de 2010

Cara de professora de matemática

Os "famosos" do Brasil perdem ótimas oportunidades de ficar de boca fechada. Há oito anos atrás, Regina Duarte tinha medo do Lula... Há alguns meses atrás, Caetano diz que votaria na Dilma porque ela não é analfabeta, como o Lula.

Agora a Rita Lee não vai votar na Dilma porque tem cara de professora de matemática. Que coisa, hein? Será que a cantora tem raiva de professores?? Ah, sobrou para a Marina - que segundo ela tem cara de fome.

Só não falou do Serra e sua vampiresca imagem. De todo o jeito, o que está em jogo não é a cara dos candidatos - mas é o projeto que está por trás deles.

O Lula, a Dilma e o PT são conhecidos do povo brasileiro e responsáveis pela mudança de rumo do Brasil. O Serra é o homem do PSDSB e do Fernando Henrique Cardoso. Já a Marina... só Deus sabe: tem uma história pela esquerda, mas está caminhando pela direita.

A discussão séria é esta: você quer o modelo atual ou voltar ao antigo?