quinta-feira, 28 de março de 2013

Sede do SENAI em São Pedro: Mais uma conquista da Prefeitura


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Especial de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, firmou, na tarde dessa quarta-feira (27), uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RJ) para a instalação de uma unidade de capacitação profissional no município. O local que vai abrigar a sede do SENAI ainda está em processo de análise pela Prefeitura. A parceria prevê, inicialmente, a implantação de três modalidades de cursos semi-intensivos: construtor de edificações, armador e carpinteiro. A previsão para o início das aulas é para o dia 02 de maio deste ano.
De acordo com o Prefeito Cláudio Chumbinho, a qualificação profissional dos jovens é indispensável ao processo de ocupação industrial da cidade e geração de empregos, uma das principais metas de sua gestão. “Nós temos que nos preparar para o bom momento que São Pedro da Aldeia está vivendo, com a chegada de novas empresas. Precisamos qualificar e valorizar, cada vez mais, a mão-de-obra local e a implantação do SENAI vem para cumprir esse papel, contribuindo para o desenvolvimento não só do município, mas de toda a região”, disse.
As três modalidades de cursos profissionalizantes que serão oferecidos na sede, no primero momento, vão atender às demandas emergenciais de empresas locais e da região. Cada curso tem a duração de, aproximadamente, um ano. Serão formadas quatro turmas com jornadas de 4h diárias, que devem gerar um total de 80 vagas para jovens entre 18 a 22 anos e meio de idade. As inscrições serão abertas e anunciadas assim que os ajustes para a oferta dessas capacitações forem concluídos junto ao SENAI. Vale lembrar que os alunos sairão com a garantia de contratação pelas empresas e terão todos os direitos trabalhistas conforme determina a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Na parceria, o SENAI vai oferecer os professores que vão ministrar as aulas, pedagogos, instrutores, materiais didáticos e consumíveis, equipamentos, máquinas e todo o aparato técnico necessário. Em contrapartida, a Prefeitura vai ceder o espaço físico e a infraestrutura para a realização das atividades. “É um modelo bom de parceria. Nessa operação, não há custos para o município e nem para o aluno, apenas um investimento inicial da Prefeitura para viabilizar a instalação da unidade. Essa é uma iniciativa do sistema Firjan que o Prefeito Cláudio Chumbinho está recebendo de braços abertos”, ressaltou o coordenador operacional do SENAI-RJ, Washington Luiz Alves.

Segundo o Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, esta é a primeira de uma série de parcerias que serão firmadas pela Prefeitura em prol da qualificação profissional e da geração de renda para a população. “Os cursos que serão ministrados na unidade vão dar a oportunidade aos nossos jovens, principalmente na faixa de 14 a 24 anos, de ter acesso ao ensino profissionalizante e, consequentemente, ao mercado de trabalho em indústrias de toda a região, desde as do ramo de construção civil até a indústria automobilística, que brevemente vai chegar a São Pedro da Aldeia. Esse é apenas um dos projetos que estamos fechando com o Sistema S. Também estamos em contato avançado com o Senac e Senat”, finalizou o secretário, que aproveitou para informar que uma nova reunião para acertar os detalhes finais do projeto será agendada para a próxima semana.
Também participaram da reunião a Secretária de Projetos, Cláudia Magalhães, o Diretor de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Prof. Marcos Salaibe e a Coordenadora de Trabalho e Renda, Vanuza de Arruda.


Prefeitura traz cursos do SENAC para São Pedro


Prof. Marcos Salaibe (Diretor de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda), Dimas Tadeu (Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda), os representantes do Senac Ricardo Santos e Verônica Garcia,  Sandra Coelho Secretária de Assisitência Social) Cláudia Magalhães (Secretária de Projetos), Valéria (Assessora) e Edmilson Bittencourt (Secretário de Governo).

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia fechou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a realização de uma série de cursos de capacitação para os jovens aldeenses. Os primeiros modelos de cursos atenderão ao projeto Jovem Aprendiz e ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e serão sem custos para o município.

Dentro da parceria estabelecida, o município entrará com o espaço físico para a realização dos cursos e o Senac, com o material didático e professores, Os cursos serão escolhidos de acordo com as demandas do município. A instituição colocou também á disposição da prefeitura o Programa Senac Gratuito (PSG), que oferece vagas gratuitas em cursos regulares.

O Senac enviará à Secretaria de Projetos material sobre os cursos para avaliação. A próxima reunião vai acontecer no dia 7 de maio, também no gabinete do prefeito.


Ascom/PMSPA
Diretora: Renata Souza 
Texto: Renato Silveira 
Foto; Fernando Chaves 
www.pmspa.rj.gov.br

Banco de Oportunidades de São Pedro com mais 500 vagas

Reunião do Prefeito Cláudio Chumbinho, do Prof. Marcos Salaibe (Diretor de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda) com representantes da Brasil Center Comunicações.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Especial de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, oficializou, na tarde dessa terça-feira (19), no gabinete do Prefeito Cláudio Chumbinho, a parceria com a empresa de Call Center da Embratel, a Brasil Center Comunicações, para oferecer 500 vagas de representantes de atendimento. 

Para ocupar o posto, o candidato deverá ter no mínimo 18 anos, boa dicção, noções básicas de informática e estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. Os interessados deverão enviar o currículo para sagat.spa@gmail.com ou entregá-lo na sede da Secretaria, localizada à Rodovia Amaral Peixoto, km 107, no Balneário São Pedro. Os currículos devem conter, além dos dados pessoais, profissionais e escolares, a indicação da vaga e o número do CPF do candidato.

De acordo com o Diretor de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Prof. Marcos Salaibe, os currículos que já estão cadastrados na Secretaria serão encaminhados para a empresa. “Já temos cerca de 400 currículos cadastrados no nosso banco de oportunidades e todos os que preencherem os requisitos serão enviados à empresa. Essa iniciativa faz parte de uma política de geração de emprego e renda, que é a marca da gestão do Prefeito Cláudio Chumbinho”, finalizou.


Segundo a gerente de Relações Públicas da Brasil Center Comunicações, Flávia Bittencourt, a decisão de abrir processo seletivo em São Pedro da Aldeia se deu devido à fidelidade dos funcionários aldeenses que já trabalham na empresa. “Já estivemos recrutando pessoal aqui na cidade em janeiro do ano passado e conseguimos muitas pessoas qualificadas para o cargo. Hoje temos muitos funcionários de São Pedro da Aldeia trabalhando conosco e todos são muito fiéis à empresa. Esse foi um dos motivos principais que nos fizeram retornar ao município, mas é a primeira vez que firmamos parceria com o poder público”, ressaltou.


Os candidatos pré-selecionados passarão por uma avaliação básica de informática. Vale lembrar que a sede da Brasil Center fica em Macaé, mas a empresa garante o transporte e salário já na fase de treinamento. Além disso, a empresa oferece salário fixo (no valor de R$ 678,00), assistência médica, ticket alimentação ou refeição, auxílio creche, carga horária de seis horas por dia, folga semanal e programa de participação nos resultados.

Fonte: Ascom/PMSPA

Prefeitura de São Pedro encampa política de promoção da igualdade racial


Prof Serjão (Coordenador da Promoção da Igualdade Racial, Paulo César (Secretário de Planejamento, Cláudia Magalhães (Secretária de Projetos), Cláudio Chumbinho (Prefeito), Prof. Marcos Salaibe (Diretor de Agricultura, Abastecimento, Trabakho e Renda), Marcelo Dias (Superintendente Estadual da Promoção da Igualdade Racial) e Valéria (Assessora Sec. Projetos)
Foto: Diretoria de Comunicação


O prefeito Cláudio Chumbinho recebeu, na manhã desta quarta-feira (20), em seu gabinete, o superintendente estadual de Igualdade Racial, Marcelo Dias. O objetivo da visita foi à inclusão do município aldeense no Programa Nacional de Igualdade Racial.

Segundo o superintendente, para que o município seja inserido no programa, é necessário que exista um setor dentro do governo dedicado à questão da igualdade entre as raças. Com isso, o município terá assento nos Fóruns Estadual e Nacional e passará a receber os repasses destinados a esse trabalho.


O prefeito Cláudio Chumbinho nos recebeu muito bem e mostrou-se atento à questão. São Pedro da Aldeia é uma cidade que tem uma comunidade quilombola registrada e outra com pedido de registro e um grande número de afro-descendentes. Tenho certeza que em breve estaremos oficialmente juntos nesta luta” afirmou.

A atual administração recentemente entregou a documentação de posse à comunidade quilombola do Botafogo e está acompanhando de perto o pedido de inclusão da comunidade de São Mateus. Para adequar-se oficialmente ao Programa de Integração Racial, o prefeito Cláudio Chumbinho vai nomear o Coordenador de Diversidade da Secretaria de Educação, Sérgio Rodrigues (o Serjão), em Coordenador de Igualdade Racial.

Participaram da reunião, além do prefeito, do superintendente estadual e do coordenador de diversidade, os secretários de Planejamento, Paulo César e de Projetos, Cláudia Magalhães, além do diretor da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Renda, Prof. Marcos Salaibe e do secretário de Igualdade Social de Arraial do Cabo, Arildo Mendes.

Fonte: Diretoria de Comunicação