quarta-feira, 13 de agosto de 2014

São Pedro da Aldeia inaugura Usina de Biogás no Aterro Sanitário do Alecrim


O Prefeito Cláudio Chumbinho inaugurou nesta segunda-feira (04) a Usina de Tratamento de Biogás do Aterro Dois Arcos, localizada no bairro Alecrim. Pioneiro no Brasil, o empreendimento é um projeto de produção de gás natural renovável (GNR). A Usina tem como objetivo captar o biogás gerado no Aterro de Dois Arcos e purificá-lo. A estimativa de produção da Usina é de cinco milhões de m³ de biogás purificado por ano.  A cerimônia de inauguração reuniu representantes das empresas envolvidas no projeto e autoridades do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo Municipal, Estadual e Federal, como o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, Diretor Comercial da CEG, Marcelo Napolitano, o Diretor da Osafi, André Lima, o líder de Projeto da Ecometano, Marcio Schittini, a Juíza Federal Angelina Costa, o Prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, Prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, Prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso e a Delegada de Cabo Frio, Flávia Monteiro. Também estiveram presentes a primeira dama e Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, o vice-prefeito Iédio Rosa, o Secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública, Edmilson Bittencourt, a Subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá, o Subsecretário de Serviços Públicos, Jaime Gomes, e o Subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Gilson Brandão.


“Hoje São Pedro da Aldeia está vivendo um momento de muita alegria, com a cidade crescendo, se desenvolvendo e elevando a geração de emprego. Gostaria de parabenizar toda a equipe da nossa gestão e reafirmar que estamos focados no desenvolvimento da nossa cidade. Nós estamos trabalhando com muita transparência e buscando sempre o melhor para a nossa população. São Pedro da Aldeia está vivendo um novo momento, muitas empresas se instalaram aqui e muitas ainda virão. Com isso, a cidade cresce, desenvolve, gera empregos e qualificação profissional. É com muita satisfação que recebemos a empresa do porte da Usina de Biogás e vamos continuar trabalhando muito pelo nosso município”, disse o Prefeito Cláudio Chumbinho.

Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno lembra que uma Lei aprovada na ALERJ permite que o gás natural renovável produzido pela Usina Dois Arcos seja comprado pela distribuidora CEG, que investirá seis milhões de reais na distribuição do gás. 

“Empreender no Brasil é sempre muito difícil, porque normalmente os governos atrapalham os empreendedores, mas o Prefeito Cláudio Chumbinho sempre pensa na questão do desenvolvimento, essa é uma questão central da Prefeitura e de sua gestão. Esse empreendimento em São Pedro da Aldeia cumpre todos os requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, completou.

A cerimônia de inauguração contou com a exibição de um vídeo institucional sobre a funcionalidade da Usina Dois Arcos, que vai gerar biometano com as mesmas características de gás natural. Essa é a primeira empresa brasileira com o propósito de extrair e purificar o biogás de aterro sanitário para produção de GNR. 

“Esse empreendimento representa uma nova forma de encarar o lixo que produzimos e uma nova forma de pensar a produção de combustível renovável. Faremos aqui nos próximos meses o uso experimental do biometano como um novo biocombustível”, afirmou o líder do Projeto, Marcio Schittini.

Localizado em São Pedro da Aldeia, o Aterro Dois Arcos é o local de destinação final de todos os resíduos urbanos gerados pelos municípios da Região.



sábado, 2 de agosto de 2014

Prefeitura de São Pedro da Aldeia abre inscrições para cursos de qualificação profissional


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, está com inscrições abertas para diversos cursos de qualificação profissional na cidade. Os cursos serão ministrados pelos Institutos Federais e pelo Sistema S, divididos em PRONATEC-FIC, Programa Mulheres Mil e de iniciativa dos ofertantes. Os interessados devem procurar o Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), localizado na Praia do Centro, ao lado da Defesa Civil, das 8h30 às 17h. A documentação requerida compreende cópia da identidade, CPF e comprovante de residência. Entretanto, alguns cursos podem solicitar outros documentos. São oferecidas, aproximadamente, 25 vagas por curso e o início das aulas está previsto para setembro.


Diretor de trabalho, Marcos Salaibe explica o processo. As inscrições estão abertas para todos os cursos. Os interessados devem vir ao CAT com cópia da Identidade e do CPF e um comprovante de residência. Para alguns cursos serão solicitados outros documentos. Depois, provavelmente ainda neste mês, serão abertas oficialmente as matrículas. Nessa ocasião, chamaremos todos os inscritos, em ordem de chegada, para confirmar a matrícula. Os que sobrarem ficarão em um banco de reservas e serão chamados assim que surgirem novas vagas”, disse.

Vale lembrar que os cursos do PRONATEC-FIC (Formação Inicial e Continuada) são destinados, prioritariamente, aos desempregados e aos inscritos no Cadastro Único (CAD) do Governo Federal. Já o Programa Mulheres Mil tem como objetivo atender às mulheres em risco de vulnerabilidade social, enquanto os cursos de iniciativa dos ofertantes são oferecidos pelas instituições e não têm vínculo com o PRONATEC ou qualquer outro programa oficial.

Segue abaixo a lista de cursos com inscrições abertas para esse segundo semestre:

PRONATEC
Assistente de Operação de Logística Portuária (IFRJ)
Auxiliar Administrativo (SENAC e SENAI)
Auxiliar de Secretaria Escolas (IFRJ)
Auxiliar de Pessoal (SENAI)
Avicultor (SENAR)
Inspetor Escolar (IFRJ)
Operador de Petróleo e Gás (IFRJ)
Pedreiro de Alvenaria (SENAI)
Preparador de Doces e Conservas (SENAR)
Pintor de Obras (SENAI)
Viveiricultor (SENAR)

MULHERES MIL 
Artesã de Biojoias
Artesã de Bordado à Mão
Preparadora de Pescados (IFRJ)

INICIATIVA DOS OFERTANTES
Confeiteiro (FAETEC)
Empreendedor (SENAR)
Negócio Certo Rural (SENAR)

Padeiro (FAETEC)

Por Gabrielly Costa
Fonte: http://www.pmps.rj.gov.br