Quem é Marcos Salaibe?



Eu sou Marcos Salaibe. Evangélico, professor e militante do PT. Moro em São Pedro da Aldeia (RJ) desde 1977. Aqui conheci e me casei com Odete. Tenho três filhos e duas netinhas muito bonitas. Fui criado em um ambiente católico, mas foi em 1982 que comecei a participar das atividades da Igreja. Fiz a "primeira comunhão" e cheguei a ser catequista. Nessa época entrei em contato com a Teologia da Libertação e essa experiência determinou não só a minha fé quanto minha opção política.

Afastei-me da igreja romana quando o teólogo Leonardo Boff foi punido pelo Vaticano. Em 1988, já concursado como professor da Rede Estadual de Ensino, tornei-me evangélico, membro da Igreja Metodista. Durante os anos seguintes adquiri experiência em sala de aula e na gestão da educação pública (diretor da E.M. Américo Vespúcio, do C.E. Almirante Tamandaré, do CIEP 272 Gabriel Joaquim dos Santos, do C. E. Dr. Feliciano Sodré e Gerente de Ensino da Coordenadoria das Baixadas Litorâneas). Tenho experiência, também, no Ensino Superior e Técnico (Unicarioca, UVA, Ferlagos e IFF/Pronatec). Sou formado em Letras pela UFRJ, Especialista em Educação pela UERJ e tenho MBA em Gestão Pública pela Unopar.

Em 2000 fui candidato a prefeito de São Pedro da Aldeia pelo Partido dos Trabalhadores. Tanto por razões técnicas quanto políticas, fui Agente de Desenvolvimento Local de São Pedro da Aldeia, subordinado ao Gabinete da Governadora do Estado, Benedita da Silva (PT), no ano 2002. Recentemente, fui Diretor Municipal de Trabalho da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, no primeiro mandato do Prefeito Chumbinho (eleito pelo PT; depois foi para o MDB). Hoje sou, mais uma vez, Presidente do PT de São Pedro da Aldeia.

Eu me defino como um "marxista convertido", o que vale dizer que reconheço a luta de classes e opto pelo Socialismo como caminho para a construção de uma sociedade justa e igualitária - contudo, considero a verdadeira revolução como algo que ocorre no interior do Homem, através da ação libertadora e restauradora do Espírito Santo. "Não pela espada, mas pelo meu Espírito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário