terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Quem diria? Universidade Santa Úrsula e UniverCidade descredenciadas pelo MEC!

Quinze instituições de ensino superior vão perder sua autonomia administrativa em função de consecutivos resultados insatisfatórios nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). São quatro universidades e 11 centros universitários, que agora não podem mais expandir vagas ou abrir novos cursos sem autorização do MEC. Destes, quatro estão no estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a medida cautelar passa a valer imediatamente. Essas instituições receberam por três anos seguidos um conceito inferior a 3 no Índice Geral de Cursos (IGC). O indicador avalia uma faculdade, um centro universitário ou uma universidade a partir da qualidade de seus cursos de graduação e pós-graduação, em uma escala de 1 a 5. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios; 3, razoável; e 4 e 5, bons.

De acordo com o MEC, a medida terá validade até que a instituição apresente resultado satisfatório – superior ou igual a 3 – nas próximas edições do IGC. Pela legislação, universidades e centros universitários têm mais autonomia do que as faculdades. Essas 15 IES serão visitadas por comissões de supervisão do MEC e podem ser rebaixadas de nível ou mesmo descredenciadas dependendo das condições de ensino verificadas. Outra opção é a assinatura de termos de compromisso com medidas de saneamento a serem cumpridas para sanar as deficiências encontradas.

Do Rio, compõem a lista a Universidade Iguaçu, a Universidade Santa Úrsula, a UniverCidade e o Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos.

Fonte: O Dia

3 comentários:

  1. Em um passado recente a Universidade Santa Úrsula e UniverCidade eram referências, isso é uma vergonha!

    ResponderExcluir
  2. Fui aluno da Santa Úrsula de 1990 a 1995. E posso dizer que:

    A UniverCidade jamais foi referência em absolutamente nada. Muito pelo contrário. Nem mesmo nos tempos de Faculdade da Cidade...

    Já a Santa Úrsula teve um curso de Psicologia que até o final dos anos 80 - quando houve uma demissão em massa que o dizimou - era uma referência na área.

    Na área de Biologia também se destacou até uns 15 anos atrás.

    Por outro lado, teve cursos vexatórios como o de Direito, através do qual infelizmente me formei. Não havia vida inteligente nesse curso - me refiro não apenas aos alunos como também à maioria dos professores.

    Enfim, umma longa e triste história de um Centro Universitário que embora jamais tenha visado a expansão no "mercado de ensino", jamais zelou pela qualidade acadêmica de seus cursos, salvo nas áreas de Biologia e Psicologia (esta última até o final dos anos 80).

    Mais triste e revoltante é saber que instituições medíocres, dirigidas por medíocres, como a Estácio de Sá, ainda não foram fechadas, já que aprenderam todos os truques para ludibriar as avaliações do MEC...

    Algum parceiro para dinamita-la?

    ResponderExcluir
  3. Sera q alguem sabe como entrar em contato para pegar um diploma com afaculdade Santa Ursula?

    ResponderExcluir