segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Por que a Bíbia condena o Capitalismo?


A condenação bíblica ao Capitalismo não está simplesmente na fala de Jesus "Não se pode servir a Deus e ao dinheiro" (Mateus 6:24b) ou no encontro do Mestre como Jovem Rico (Lucas 18:22). É no Apocalispe que encontramos explicitamente referência ao modo de vida capitalista. No Capítulo 18 o Apóstolo João descreve a queda da Nova Babilônia, a Cidade do Pecado. No entanto, ao lermos sua descrição não encontramos alusão ao sexo fácil ou ao esfacelamento da moral. A cidade condenada é citada como mercadora, onde tudo pode ser comprado. Inclusive "corpos e almas" de homens (Apocalipse 18:12-13).

Essa descrição combina com a definição de Capitalismo como um sistema que transforma tudo em mercadoria. Objetos, direitos, força de trabalho, ideias, ideais, consciência, valores... tudo pode ser comprado e vendido. Diz-se até que "todo homem tem seu preço". Na época em que o Novo Testamento foi escrito, valores como direito de sangue (hereditariedade) eram muito mais fortes do que o comércio. Mas isso não impediu que fôssemos "comprados" por Deus (1 Cor. 6:20). Essa forma de explicar o sacrifício de Cristo e suas consequências parece bem mais adequado à nossa época - assim como o fato de a Cidade do Pecado ser uma grande feira mundial.

E não é à toa. O Capitalismo é selvagem, destruidor, ladrão e dominador. Concentra as riquezas nas mãos de uns poucos, à custa da miséria e da infelicidade de muitos. E não se iluda acreditando que o modelo atual é mais "humano" ou "solidário". A escravidão só foi abolida e o horário de trabalho não é mais 15 horas por dia (como na Revolução Industrial) em virtude da luta de homens e mulheres que ousaram enfrentar o monstro. Ateus, como Marx, religiosos, como Gandhi ou cristãos autênticos, como John Wesley, Luther King e Mandela lutaram, a seu tempo, contra esse que, até o momento, é o pior regime político já inventado pela Humanidade. Não se assuste: o Apartheid sul-africano, o Nazismo alemão, o Liberalismo americano e o Neoliberalismo brasileiro são cabeças da mesma Hidra: atacam os direitos fudamentais dos homens (saúde, educação, moradia...) e pervetem os costumes, para oprimir o povo - que segue acreditando que "pode se dar bem", ainda que economistas e filósofos provem o contrário.

A Igreja, pro sua vez, acaba se corrompendo e criando teologias hereges para se adequar a esse "deus do século". A busca pelas riquezas, o "comer o melhor da terra" e o conceito de prosperidade como bênção são os temperos dessa sopa infernal que, servida ao povo de Dues, o envenena e confunde (Daniel 1:8). Pastores que pregam que "ser pobre é efeito do pecado" podem até acreditar nisso e espalham que Jesus morreu na cruz para que tenhamos as "bênçãos (riquezas) de Abraão". Confunde-se, assim, bênção com bens materiais e honra com dinheiro. Imersos na sua própria ganância e cegueira espiritual, pregam contra os direitos dos trabalhadores, levantam-se contra os programas de inclusão social e defendem, a todo custo, a exploração.

Invenções como a "oferta das primícias" (que deve ser dada diretamente ao Pastor, sem passar pela Tesuraria da Igreja), o "Clube de 1 milhão de almas" (que se propõe a arrecadar um milhão de reais para a "evangelização" através da TV), a Paternidade (que, contrariando a Bíblia, induz os crentes a chamar os pastores de "pai") são alguns dos frutos do casamento da Igreja com o Capitalismo. Os resultados dessas ideias são políticos corruptos e corruptores mantidos pelas igrejas que, à época das eleições, espalham mentiras e boatos para derrotar quem não se compromete com esses líderes. Lembro-me de ter lido no Face de um líder local que "minha luta é contra o PT" e de ter ouvido de algum autodenominado apóstolo (2 Cor. 11:13) que "Garotinho será o Presidente do Brasil". E quem não se incomodou ao ver o Márcio Valadão, ao lado de cantores globais, cantando o gingle do Aécio - que era baseado na "Festa no Gueto", de Ivete Sangalo? Mas tudo bem, afinal a "Somlivre (Globo) toca e você adora", não é mesmo?

Que Deus nos ajude a entender o desastre que o Capitalismo causa na Igreja e no mundo d que possamos, como servos de Deus, a tomar uma atitude em favor da Verdade. Não vamos compactuar com esse evangelho "gospel", de mentira e vergonha. Que o Espírito Santo nos ensine a nos ater á Mensagem da Cruz e pregar a Jesus, nosso único e eterno salvador. E que Jesus nos perdoe por reduzir seu sacrifício e um "cupom" para adquirir as "bênçãos" do Mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário