quarta-feira, 13 de agosto de 2014

São Pedro da Aldeia inaugura Usina de Biogás no Aterro Sanitário do Alecrim


O Prefeito Cláudio Chumbinho inaugurou nesta segunda-feira (04) a Usina de Tratamento de Biogás do Aterro Dois Arcos, localizada no bairro Alecrim. Pioneiro no Brasil, o empreendimento é um projeto de produção de gás natural renovável (GNR). A Usina tem como objetivo captar o biogás gerado no Aterro de Dois Arcos e purificá-lo. A estimativa de produção da Usina é de cinco milhões de m³ de biogás purificado por ano.  A cerimônia de inauguração reuniu representantes das empresas envolvidas no projeto e autoridades do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo Municipal, Estadual e Federal, como o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, Diretor Comercial da CEG, Marcelo Napolitano, o Diretor da Osafi, André Lima, o líder de Projeto da Ecometano, Marcio Schittini, a Juíza Federal Angelina Costa, o Prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, Prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, Prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso e a Delegada de Cabo Frio, Flávia Monteiro. Também estiveram presentes a primeira dama e Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Chumbinho, o vice-prefeito Iédio Rosa, o Secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública, Edmilson Bittencourt, a Subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá, o Subsecretário de Serviços Públicos, Jaime Gomes, e o Subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Gilson Brandão.


“Hoje São Pedro da Aldeia está vivendo um momento de muita alegria, com a cidade crescendo, se desenvolvendo e elevando a geração de emprego. Gostaria de parabenizar toda a equipe da nossa gestão e reafirmar que estamos focados no desenvolvimento da nossa cidade. Nós estamos trabalhando com muita transparência e buscando sempre o melhor para a nossa população. São Pedro da Aldeia está vivendo um novo momento, muitas empresas se instalaram aqui e muitas ainda virão. Com isso, a cidade cresce, desenvolve, gera empregos e qualificação profissional. É com muita satisfação que recebemos a empresa do porte da Usina de Biogás e vamos continuar trabalhando muito pelo nosso município”, disse o Prefeito Cláudio Chumbinho.

Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno lembra que uma Lei aprovada na ALERJ permite que o gás natural renovável produzido pela Usina Dois Arcos seja comprado pela distribuidora CEG, que investirá seis milhões de reais na distribuição do gás. 

“Empreender no Brasil é sempre muito difícil, porque normalmente os governos atrapalham os empreendedores, mas o Prefeito Cláudio Chumbinho sempre pensa na questão do desenvolvimento, essa é uma questão central da Prefeitura e de sua gestão. Esse empreendimento em São Pedro da Aldeia cumpre todos os requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, completou.

A cerimônia de inauguração contou com a exibição de um vídeo institucional sobre a funcionalidade da Usina Dois Arcos, que vai gerar biometano com as mesmas características de gás natural. Essa é a primeira empresa brasileira com o propósito de extrair e purificar o biogás de aterro sanitário para produção de GNR. 

“Esse empreendimento representa uma nova forma de encarar o lixo que produzimos e uma nova forma de pensar a produção de combustível renovável. Faremos aqui nos próximos meses o uso experimental do biometano como um novo biocombustível”, afirmou o líder do Projeto, Marcio Schittini.

Localizado em São Pedro da Aldeia, o Aterro Dois Arcos é o local de destinação final de todos os resíduos urbanos gerados pelos municípios da Região.



Nenhum comentário:

Postar um comentário