terça-feira, 13 de novembro de 2018

Um modelo para os discípulos


Cenas de adoração em uma igreja africana. Publicado pelo Canal "Celebrai Music", em 24/09/2015.


Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mateus 28:19,20)

É COMUM AOS CRENTES PÓS-MODERNOS considerar como nossa “missão” ter uma vida próspera, uma família saudável e ser uma voz contra os pecados. Principalmente contra os pecados dos outros… Nada pode estar mais longe do Evangelho do que essa visão materialista e preconceituosa.

Um pouco antes pouco de subir aos Céus, deixou uma ordem bem registrada no capitulo 28 de Mateus: “fazei discípulos de todas as nações”! E não se trata de uma ordem isolada de um contexto. Jesus deixou claro sua “programa”: é necessário comunhão com a Igreja (batizando-os), integridade de fé (em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo) e doutrinação (ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado).

Nem uma palavra sobre manipulação, concentração de riquezas, condenação ou busca pelo poder. À Igreja cabe, como diria John Wesley, espalhar a santidade pela Terra.

Se quisermos obedecer a Jesus, devemos fazer discipulos. Ou seja, não basta pregar. É necessário acompanhar, ajudar, ensinar. Nossos discípulos devem nos enxergar como cristãos e ver em nós modelos – embora imperfeitos e cheios de falhas – do que deve ser um autêntico seguidor do Jesus que dizemos adorar.

Como faremos isso? Primeiro devemos nos tornar os modelos que queremos ser. Seremos aqueles crentes fofoqueiros, rançosos, vingativos, rápidos em julgar, lentos ao perdoar e adoradores de Mamon?

Eu prefiro seguir o conselho de Paulo a seu discípulo Timóteo (II Tim. 2:15): “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

O resultado de nossa escolha determinará o êxito de nossa missão. 
(Texto de minha autoria publicado no Boletim da Igreja Metodista Central em São Pedro da Aldeia, de 11/11/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário