sábado, 18 de dezembro de 2010

Lula recusa indicação para a ONU

Foz do Iguaçu (PR) - Lágrimas, trapalhadas e até ‘roubo’ de bandeirinha do Brasil marcaram a despedida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de eventos oficiais internacionais. Às vésperas de passar a faixa de presidente para Dilma Rousseff, Lula foi reverenciado por presidentes na 40ª Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados, que terminou ontem, em Foz do Iguaçu (PR).

O presidente da Bolívia, Evo Morales, propôs aos países do Mercosul que indiquem Lula como candidato do bloco à secretaria-geral da ONU. Mas o brasileiro não gostou da ideia. “Esta coisa a gente não reivindica, esta coisa a gente não pede e essa coisa a gente não articula. A ONU tem que ser dirigida por um técnico competente da ONU. Não pode ter um político forte na ONU porque ele não pode ser mais forte que os presidentes dos países”, disse, mais tarde.

Lula também não mostrou interesse em assumir a secretaria-geral do Mercosul, cargo que era ocupado pelo ex-presidente argentino Néstor Kirchner, morto em outubro. “Eu posso contribuir sem ter cargo. Já não preciso mais de cargo. Preciso apenas de uma motivação e a motivação é a necessidade que nós temos de evolução da nossa querida América Latina”, disse.

Pouco antes, o presidente chileno Sebastián Piñera recordou a despedida de Pelé no Maracanã e não se conteve: “Fica, Lula! Fica”, pediu. Em seus discursos de despedida do brasileiro, os presidentes do Paraguai, Fernando Lugo, e do Uruguai, Fernando Mujica, se emocionaram e chegaram a ficar com a voz embargada, contendo o choro — sensação transmitida também pela tradutora. Em meio a tanta emoção, Lula chegou a derrubar água na gravata.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário