quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Petróleo, royalties e... eles!

Mais uma vez cumprindo o que havia prometido, o presidente Lula vetou, hoje (quarta-feira 22/12), a emenda aprovada pelo Congresso Nacional durante o primeiro semestre deste ano que previa a divisão de forma igualitária do dinheiro referente aos royalties do petróleo entre todos os estados brasileiros.

O veto foi resultado de um acordo do presidente com os governadores e prefeitos "produtores de petróleo". Os chorões do petróleo podem comemorar - por algum tempo - a sua vitória. Nosso governo e nossas prefeituras (principalmente Campos, Macaé, Rio das Ostras, Cabo Frio, etc) utilizaram durante 20 anos esses recursos do jeito que bem entenderam (lembram-se dos shows?) e aplicaram quase nada em infraestrutura.

Curiosos é que somente depois de terem turbinado com os royalties as prefeituras daqui é que surgiram, no cenário político do Estado, ilustres como Garotinho (ele mesmo), Alair de Cabo Frio (o homem do apartamento mais caro do mundo, em NY) e outros. Como foi isso? Não sei... preciso de um professor de história para me explicar. Já sei: vou chamar o Chicão!

Certo é que o Congresso pode derrubar esse veto. Como? É só contar quantos palamentares não são do Rio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário