domingo, 2 de outubro de 2011

Comunidade de países de Língua Portuguesa quer dinamismo na cooperação



O I Fórum da Sociedade Civil “Promovendo a participação social na CPLP”, que está reunindo organizações da sociedade civil da CPLP foi aberto dia 28, em Brasília.

O evento, organizado pelo Secretariado Executivo da CPLP em coordenação com o Ministério das Relações Exteriores e com a Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, é uma oportunidade para a integração do governo com as organizações da sociedade civil da CPLP.

O embaixador angolano no Brasil, Nelson Cosme, considerou que os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa conseguiram fortalecer o processo de identificação de caminhos para uma cooperação mais dinâmica, durante o Fórum da Sociedade Civil da comunidade.

Nelson Cosme, embaixador da Angola no Brasil

O diplomata , que falava na abertura do encontro em representação da presidência angolana da comunidade, pediu maior reflexão sobre questões actuais ligadas à escassez de alimentos, diminuição da oferta de empregos e alterações climáticas na comunidade.

Na ocasião, o secretário executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, lembrou que, apesar de terem passado 15 anos desde a sua fundação, a CPLP ainda não foi capaz de resolver a questão da facilitação da circulação no espaço da comunidade, e o volume de trocas comerciais e cooperação entre os Estados ainda é incipiente.

O Fórum da Sociedade Civil da CPLP, debateu, entre outros temas, a cultura como instrumento de integração, a educação pela integração, o meio ambiente, infância e a agricultura e soberania alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário