quinta-feira, 28 de março de 2013

Sede do SENAI em São Pedro: Mais uma conquista da Prefeitura


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Especial de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, firmou, na tarde dessa quarta-feira (27), uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RJ) para a instalação de uma unidade de capacitação profissional no município. O local que vai abrigar a sede do SENAI ainda está em processo de análise pela Prefeitura. A parceria prevê, inicialmente, a implantação de três modalidades de cursos semi-intensivos: construtor de edificações, armador e carpinteiro. A previsão para o início das aulas é para o dia 02 de maio deste ano.
De acordo com o Prefeito Cláudio Chumbinho, a qualificação profissional dos jovens é indispensável ao processo de ocupação industrial da cidade e geração de empregos, uma das principais metas de sua gestão. “Nós temos que nos preparar para o bom momento que São Pedro da Aldeia está vivendo, com a chegada de novas empresas. Precisamos qualificar e valorizar, cada vez mais, a mão-de-obra local e a implantação do SENAI vem para cumprir esse papel, contribuindo para o desenvolvimento não só do município, mas de toda a região”, disse.
As três modalidades de cursos profissionalizantes que serão oferecidos na sede, no primero momento, vão atender às demandas emergenciais de empresas locais e da região. Cada curso tem a duração de, aproximadamente, um ano. Serão formadas quatro turmas com jornadas de 4h diárias, que devem gerar um total de 80 vagas para jovens entre 18 a 22 anos e meio de idade. As inscrições serão abertas e anunciadas assim que os ajustes para a oferta dessas capacitações forem concluídos junto ao SENAI. Vale lembrar que os alunos sairão com a garantia de contratação pelas empresas e terão todos os direitos trabalhistas conforme determina a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Na parceria, o SENAI vai oferecer os professores que vão ministrar as aulas, pedagogos, instrutores, materiais didáticos e consumíveis, equipamentos, máquinas e todo o aparato técnico necessário. Em contrapartida, a Prefeitura vai ceder o espaço físico e a infraestrutura para a realização das atividades. “É um modelo bom de parceria. Nessa operação, não há custos para o município e nem para o aluno, apenas um investimento inicial da Prefeitura para viabilizar a instalação da unidade. Essa é uma iniciativa do sistema Firjan que o Prefeito Cláudio Chumbinho está recebendo de braços abertos”, ressaltou o coordenador operacional do SENAI-RJ, Washington Luiz Alves.

Segundo o Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, esta é a primeira de uma série de parcerias que serão firmadas pela Prefeitura em prol da qualificação profissional e da geração de renda para a população. “Os cursos que serão ministrados na unidade vão dar a oportunidade aos nossos jovens, principalmente na faixa de 14 a 24 anos, de ter acesso ao ensino profissionalizante e, consequentemente, ao mercado de trabalho em indústrias de toda a região, desde as do ramo de construção civil até a indústria automobilística, que brevemente vai chegar a São Pedro da Aldeia. Esse é apenas um dos projetos que estamos fechando com o Sistema S. Também estamos em contato avançado com o Senac e Senat”, finalizou o secretário, que aproveitou para informar que uma nova reunião para acertar os detalhes finais do projeto será agendada para a próxima semana.
Também participaram da reunião a Secretária de Projetos, Cláudia Magalhães, o Diretor de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Prof. Marcos Salaibe e a Coordenadora de Trabalho e Renda, Vanuza de Arruda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário